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Comunicação Aplicada 

 

O Blog do CPS

 

 

 

 

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Wladimir Gramacho

 

Não é novidade que as redes digitais tiveram um papel importante na eleição de Jair Bolsonaro em 2018. Mas o que ainda não conhecíamos era o peso dessa influência. Um artigo publicado neste mês pela revista Dados revela que a exposição ao WhatsApp esteve mais associada ao voto em Bolsonaro naquela decisão do que ser de direita, evangélico e ter uma atitude antiminorias, fatores que marcam o perfil do eleitor bolsonarista mais radical.

 

Nos modelos estatísticos elaborados por Pedro Mundim (UFG), Fábio Vasconcellos (UERJ) e Lucas Okado (UFPA), a influência do WhatsApp sobre a probabilidade de voto em Bolsonaro só foi menor do que o sentimento antipetista, de longe o principal determinante na opção pelo ex-capitão durante a campanha de 2018, realizada no auge da operação manipulada pelo ex-juiz Sergio Moro para manter Lula na prisão.

 

Mais especificamente, alguém que não gostava nada do PT tinha quase 15 vezes mais chances de ser um eleitor de Bolsonaro do que quem gostava muito do partido. O 2º fator mais decisivo, entretanto, foi usar o WhatsApp como fonte de informação, que quase dobrava as chances de votar em Bolsonaro em relação a não votar nele –incluindo votar nos demais candidatos ou simplesmente não votar.

 

O estudo também mostra que o uso do Facebook e do YouTube (este apenas no 2º turno) teve um peso no voto a favor de Bolsonaro equivalente a ser de direita, evangélico ou contra os direitos de minorias. Ainda assim, a influência da exposição a essas duas redes foi marginalmente menor do que o peso associado ao uso do WhatsApp.

 

Uma das diferenças substantivas entre essas redes é que o conteúdo do Facebook e do YouTube está sujeito, em maior ou menor escala, a escrutínio público. Já no WhatsApp a comunicação se dá em mensagens diretas (também conhecidas como peer-to-peer, ou P2P) ou em grupos de até 256 contas.

 

É mais difícil saber o que acontece ali. Às vezes, descobre-se com vazamentos. Noutras, só com a participação da Justiça. O Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, investiga um grupo de empresários que teriam financiado o disparo de mensagens em massa e a difusão de desinformações nas eleições de 2018.

 

Passados 4 anos, não há razão para imaginar que esse veículo de comunicação interpessoal possa ser menos importante. Os autores do artigo lembram que as redes digitais conseguem alcançar de modo mais sutil e eficiente eleitores desinteressados que, ao não se exporem à mídia tradicional (TV, rádio e jornais), tampouco recebem informações mais plurais e complementares sobre a disputa.

 

Essa é uma fronteira obscura do processo eleitoral e, nestes últimos dias de campanha, deve ter uma ação massiva de todos os comitês em busca de votos e da neutralização de campanhas negativas. Mas, até o dia 2 de outubro, cada um, provavelmente, só verá isso no seu próprio app.

 

Este artigo foi publicado em 22 de novembro de 2022 no Poder360