Wladimir Gramacho
Uma das “lições” da propaganda nazista sugere que “uma mentira contada mil vezes vira verdade”. Um estudo perturbador, entretanto, indica que não é preciso repetir a mentira tantas vezes. De autoria de Emily Thorson, do Boston College, a pesquisa, publicada na prestigiada revista Political Communication, mostra que mentiras, como as acusações falsas a uma pessoa, podem causar “ecos de crença”. Esse conceito descreve as situações em que, mesmo reconhecendo que a correção do conteúdo enganoso foi efetiva, as pessoas passam a avaliar negativamente os alvos da notícia caluniosa.
A pesquisa argumenta que o “eco de crença” pode levar indivíduos a formarem opiniões tanto de maneira automática quanto refletida. No primeiro caso, a ideia externada não passa por um raciocínio, sendo apenas o reflexo inconsciente do acúmulo de informações e opiniões sobre determinado tema. No segundo caso, há um processo consciente de reflexão, em que as pessoas podem concluir que, apesar de estarem diante de uma informação falsa sobre uma pessoa, por exemplo, o mero fato de essa pessoa ter sido acusada de um malfeito já a torna suspeita.
Num dos experimentos feitos pela pesquisadora, os participantes do estudo foram divididos em três grupos. Um leu uma notícia que trazia, no mesmo texto, uma informação caluniosa contra um político e a indicação de que era uma acusação infundada. Outro leu uma notícia semelhante, mas sem a ressalva de que a acusação não procedia. No terceiro grupo, as pessoas receberam uma versão da notícia sem desinformação ou correção.
Além disso, alguns participantes leram que a acusação era feita a um candidato do seu partido de preferência; para os demais, o político caluniado pertencia aos quadros do partido rival. A informação incorreta dizia que o candidato havia recebido doações eleitorais de um criminoso. O conteúdo corrigido era o seguinte, em tradução livre:
Entretanto, investigação posterior das doações à campanha, feita por uma organização independente de checagem de notícias, mostrou que não havia registro de qualquer doação de Elsio [criminoso] para a campanha de McKenna [candidato]. As campanhas precisam revelar o nome de qualquer pessoa que contribua com $ 200 ou mais em uma eleição, e a agência de checagem de notícias não encontrou o nome de Elsio nessa lista.
Resultado: embora o grupo que recebeu a correção tenha indicado que não acreditava na mentira a que havia sido exposto – tanto quanto o grupo que não foi exposto a mentira alguma –, seus integrantes avaliaram o candidato de maneira significativamente mais negativa que os do grupo que não leu a desinformação.
As descobertas desta pesquisa mostram que o desafio do jornalismo profissional vai além de garantir que as notícias falsas sejam efetivamente corrigidas. O “eco de crença” sugere que muitas pessoas podem formar opiniões com base na expectativa de que “onde há fumaça, há fogo”. Ainda que sejam corrigidas diariamente pela imprensa, as mentiras parecem causar danos inevitáveis aos seus alvos. Um problema sério em ano eleitoral.
Este artigo foi publicado em 1º de março de 2022 no Poder360.
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