Wladimir Gramacho
A iminência das eleições gerais no Brasil, cada vez mais presentes no noticiário político, apresenta desafios diferentes e combinados para o combate à circulação de conteúdo desinformativo na internet. Esses problemas são especialmente relevantes num país que, quase dois anos depois do início da pandemia de Covid-19, ainda se vê às voltas com notícias falsas sobre vacinas e tratamentos inexistentes.
Contra essas fake news, agências de fact-checking se organizaram – muitas vezes em parceria com as próprias mídias sociais –, mas seu alcance ainda é bastante limitado, sobretudo em comparação com o conteúdo desinformativo. É o que mostra estudo assinado por Raquel Recuero e outros colegas da MIDIARS Research Lab, recém-publicado na revista International Journal of Communication.
A pesquisa analisou 568 links (incluindo o conteúdo desinformativo e a versão corrigida pelas agências de checagem) que circularam no Facebook em páginas e grupos públicos brasileiros com mais de 50 mil membros ou seguidores, entre janeiro e agosto de 2020 e que dissessem respeito à pandemia de coronavírus.
O principal resultado mostra que a polarização é assimétrica. Os grupos e páginas de direita foram responsáveis por cerca de 93% do compartilhamento de informações falsas, enquanto 54% do compartilhamento de checagem de informações vieram de grupos e páginas de esquerda (contra 29% vindos de grupos e páginas de direita).
Entre os grupos e páginas que compartilham tanto a desinformação quanto a checagem, 90% são de direita, mas há muito mais postagens (quase o dobro) nos grupos e páginas de direita que apenas publicam desinformação. Além disso, estudos anteriores já indicaram que a publicação de informação checada, nesses grupos, é utilizada principalmente como alvo de críticas e piadas. Outras conclusões do trabalho que merecem destaque são:
- Entre as páginas e grupos que compartilharam tanto a desinformação quanto a checagem, as publicações do primeiro tipo foram muito mais frequentes (média de 10,6 postagens ante 2,04).
- Em média, cada link de desinformação foi postado duas vezes mais pelos grupos e páginas que só postam desinformação, em comparação com a postagem de links de fact-checking pelos grupos e páginas que só postam conteúdo de checagem (e não de desinformação) no Facebook. Ou seja, a capacidade de postagem dos grupos dedicados a desinformar é o dobro da capacidade de postagem dos grupos interessados em publicar correções. Já nos grupos e páginas que publicam tanto conteúdo desinformativo quanto conteúdo de checagem, cada link de fact-checking foi compartilhado 3,17 vezes, enquanto cada link de desinformação foi compartilhado 20,94 vezes.
- Os links com a desinformação desmentida circularam em menos de 8% dos grupos e páginas do Facebook que compartilharam as notícias falsas. Além disso, postagens com conteúdo falso foram três vezes mais compartilhadas nessa rede social que as publicações de fact-checking.
- A desinformação sobre a Covid-19 circulou quatro vezes mais em páginas e grupos religiosos que postagens de checagem de informação, o que mostra a vinculação entre esse segmento social e conteúdo político de direita.
- As páginas e os grupos que mais compartilham desinformação em geral estão bastante conectados entre si, valendo-se dos mesmos links e conteúdos desinformativos, em contraste com a maior heterogeneidade de páginas e grupos que mais compartilham conteúdo de checagem.
Apesar de limitações da pesquisa, como o fato de ela se debruçar apenas sobre alguns tipos de páginas e grupos do Facebook, os resultados do trabalho indicam que ainda há muito a ser feito para combater a desinformação que circula nas redes sociais. O fato de ela servir a propósitos político-ideológicos ajuda a fomentar a coesão de um grupo em torno de um discurso pré-fabricado, sugerindo que a circulação de fact-checking nesses clusters sirva apenas como mais um objeto de ataque, e não como contraponto sincero.
Também há interpretações alentadoras que podem advir do cenário atual, porém. A primeira é que a própria homogeneidade dessas bolhas desinformativas tende a evitar que as fake news se espalhem sem controle pelas redes sociais. A segunda é que, como visto na polêmica em torno da vacinação infantil, cada vez menos gente parece ser seduzida pelo canto mortal das sereias virtuais.
Este artigo foi publicado em 18 de janeiro de 2022 no Poder360.
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