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Comunicação Aplicada 

 

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COMUNICAÇÃO EM PRÁTICA

jornais aos montes

 

Wladimir Gramacho

 

Você já sentiu raiva diante de uma notícia da imprensa que considerou muito tendenciosa? Já teve certeza de que o veículo que publicou essa notícia estava a serviço de um grupo adversário ao seu?

 

Algumas notícias, de fato, ficam desbalanceadas e, com isso, acabam favorecendo um dos lados de qualquer conflito. Além disso, alguns veículos certamente têm suas preferências e não costumam esconder essa realidade –como no clássico exemplo da edição da TV Globo que favoreceu Fernando Collor em debate com Luiz Inácio Lula da Silva na eleição de 1989.

 

Apesar disso, se você respondeu “sim” às duas perguntas acima, há uma chance grande de que tenha experimentado um fenômeno de comunicação conhecido como “percepção de mídia hostil”.

 

Em síntese, quando uma notícia faz com que gregos acreditem que ela favorece troianos –e que troianos tenham a convicção de que ela foi feita sob medida para favorecer os gregos–, ambos os bandos estão sob o efeito da teoria da mídia hostil. Esse viés perceptivo, ainda pouco explorado no Brasil, foi descoberto nos anos 1980 durante um estudo simples e engenhoso da Universidade de Stanford.

 

Uma pesquisa feita por telefone a 3 dias da eleição presidencial estadunidense de 1980 perguntou a eleitores o que eles achavam da cobertura midiática acerca do pleito. A maioria dos entrevistados (66%) disse que a mídia era justa e imparcial. Entretanto, entre quem enxergou parcialidade, a direção do viés foi em geral apontada como sendo contra o candidato favorito da própria pessoa.

 

Para 83% dos eleitores do democrata Jimmy Carter que achavam o noticiário enviesado, a direção do viés favorecia o republicano Ronald Reagan. E 94% dos eleitores de Reagan que não achavam o noticiário imparcial consideravam que a mídia favorecia Carter. Como surgem essas visões tão opostas?

 

Segundo um didático artigo de Wilson Gomes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o grau de envolvimento de cada um de nós com um certo tema ou nosso nível de adesão a um dos lados de qualquer conflito instiga um sentimento de partidarismo ou torcida.

 

Isso aumenta significativamente as chances de que nos sintamos ofendidos diante de um conteúdo que, para outras pessoas não tão interessadas no assunto, parece neutral ou até mesmo favorável às nossas opiniões. “Se eu acho a mídia parcial, isso não significa que, da minha parte, eu seja isento e imparcial”, escreveu Wilson Gomes, no texto publicado na revista Compolítica.

 

O fenômeno, claro, pode ser mediado por outros fatores, como o juízo que os partidários fazem sobre determinados veículos de imprensa. Se a notícia vem de uma empresa tida como adversária, a percepção de mídia hostil é maior. Já se parte de um veículo “amigo”, o efeito pode até desaparecer inteiramente.

 

Dois recentes estudos empíricos sobre essa teoria no Brasil revelam a sua prevalência. Priscilla Dibai, pesquisadora da UFBA, observou que, diante de conteúdos semelhantes sobre os dois principais pré-candidatos à eleição presidencial de 2022, 80% dos leitores esquerdistas acreditavam que as notícias eram hostis a Luiz Inácio Lula da Silva e não a Jair Bolsonaro. Já entre os direitistas, 68% disseram justamente o contrário.

 

Na Universidade de Brasília (UnB), uma pesquisa de Victor Gomes mostrou que, diante de um mesmo texto sobre a condução coercitiva do ex-presidente Lula a um depoimento em 2016, 58% dos antipetistas acreditavam que havia um evidente viés favorável a Lula, e apenas 7% achavam que a notícia tinha viés contrário ao petista.

 

Já entre os petistas, 38% enxergavam viés contrário ao ex-presidente, e 31%, viés favorável a ele. Detalhe: jornalistas e professores de comunicação haviam classificado o texto como enviesado a favor de Lula.

 

O efeito de mídia hostil, entretanto, não se restringe à política. Está no futebol, na religião, em temas sensíveis e urgentes, como o racismo, a desigualdade de gênero, a liberdade de orientação sexual e a descriminalização das drogas.

 

A mídia, no todo ou em parte, não está livre de produzir conteúdos enviesados sobre esses e outros assuntos. Mas, se um tema importante para você já fez você sentir o efeito da “mídia hostil”, é bem possível que o viés não estivesse do outro lado da tela.

 


 Este artigo foi publicado em 4 de maio de 2021 no Poder360.

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