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Comunidade de ribeirinhos em Manaus

 

Wladimir Gramacho e Victor Gomes

               

 

O sistema de saúde no Amazonas colapsou em janeiro devido ao surgimento de uma variante mais contagiosa da Covid-19 e da falta de oxigênio no estado. Numa crise sem soluções simples, a comunicação dos órgãos administrativos pode emergir como poderosa aliada. Nessa seara, a cidade de Atlanta (no estado americano da Geórgia) tem uma valiosa lição a oferecer para Manaus: o uso estratégico e coordenado das redes sociais.

 

Segundo estudo recente de Eric S. Zeemering, da Universidade da Geórgia, o uso estratégico e inteligente de contas oficiais em redes como o Twitter pode ter excelentes resultados no enfrentamento da pandemia. O pesquisador comparou o desempenho das prefeituras de três cidades americanas – Atlanta, São Francisco e Washington – no uso da plataforma para informar seus moradores acerca de cuidados e recomendações relacionados ao novo coronavírus.

 

Em Atlanta, cada perfil oficial da prefeitura compartilhava (retweets) e marcava outras contas do governo, aumentando com isso as visualizações de cada mensagem. Assim, uma pessoa que seguisse apenas a conta do museu local também seria exposta a um tweet do departamento de saúde sobre a Covid-19. Parece simples, mas, em Washington e São Francisco, perfis de diversos órgãos não dialogavam entre si.

 

Além disso, nessas duas cidades, as ações pareciam mais improvisadas, consequência da excessiva especialização entre as diversas áreas do governo. Já em Atlanta, as instruções para o uso das redes sociais partiram diretamente do gabinete do prefeito, e já havia um manual para padronizar as postagens.

 

 A força dos chefes dos Executivos locais como centros irradiantes de informação e engajamento provou a importância do uso ativo de uma rede social como o Twitter em momentos caóticos. Isso porque eles têm mais condições do que secretários e órgãos para aumentar o número de seguidores e engajar-se na comunicação com estes.

 

Outro estudo recente, do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), mostrou a importância do Twitter para engajar influenciadores da comunidade científica, jornalistas e formadores de opinião no Brasil.

 

Em uma rápida passagem pelas contas da prefeitura de Manaus e do governo do Amazonas no Twitter, vê-se que há ali grande potencial, pouco explorado, para informar a população em tempo real e promover os perfis de secretarias e demais setores da administração pública.

 

As experiências das cidades americanas mostram que mudanças simples no uso das redes sociais, aliadas a alguma centralização, podem gerar resultados consideráveis para as pessoas, que só têm a ganhar com uma cultura de transparência ativa e contato direto com órgãos e autoridades.

 


 Este artigo foi publicado em 19 de fevereiro de 2021 na versão impressa do jornal manauara "A Crítica".

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