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Comunicação Aplicada 

 

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COMUNICAÇÃO EM PRÁTICA
 
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Júlia Portela

Editora do blog Comunicação Aplicada

 

Com novos casos de coronavírus na China depois de um longo período livre da doença, percebe-se que a pandemia continuará a ser uma preocupação por um longo tempo. A promessa de uma vacina em menos de um ano parece ser a luz no fim do túnel. Entretanto, a resistência à vacinação ainda é uma preocupação latente.

 

Alguns estudos realizados sobre outras doenças trazem pistas importantes sobre como lidar com essa resistência quando tivermos condições de vacinar a população contra a Covid-19. Um deles, publicado em 2016, apontou que mensagens que ressaltam os benefícios da vacinação a curto prazo podem ser mais persuasivas do que mensagens que focam em vantagens a longo prazo para aqueles que são mais preocupados com consequências futuras.

 

De autoria de Jarim Kim e Xiali Nan, o artigo Effects of Consideration of Future Consequences and Temporal Framing on Acceptance of the HPV Vaccine Among Young Adults, realizou um experimento online com a participação de 416 estudantes universitários. Após responderem perguntas gerais sobre o HPV, os participantes liam uma mensagem promovendo a vacinação com foco nos benefícios a longo prazo ou a curto prazo. Depois, completavam um questionário sobre intenção de vacinação e o nível de preocupação com futuras consequências.

 

O resultados mostraram que mensagens com foco no futuro próximo são mais persuasivas quando os indivíduos têm um nível mais alto de preocupação com as consequências. Já para aqueles cujo nível de preocupação era baixo, a mudança na temporalidade dos benefícios não teve efeito na intenção de tomar a vacina.

 

Photo by Retha Ferguson from Pexels