Beatriz Fidelis
Pesquisadora Associada
Os partidos políticos são acessórios que acompanham nomes de parlamentares influentes e não entidades independentes detentoras de uma ideologia clara. Partidos com maior número de representantes eleitos ganham mais espaço e invisibilizam partidos menores e menos representativos. Essas foram conclusões do estudo A face midiática dos partidos brasileiros: análise da representação político partidária em três dos principais jornais impressos do Brasil.
Numa busca pela personalização da entidade partidária, bem como da disponibilidade de alguém para entrevistar, ao mencionar um partido político, a mídia busca pessoas a quem possa associar a sigla e o que ela representa. Por isso há uma vinculação da imagem do partido político a figuras de parlamentares, governantes ou candidatos. O estudo também nota a predominância em quantidade e visibilidade de algumas siglas – PT, PMDB e PSDB – o que valoriza a notoriedade dos partidos com maior número de representantes eleitos. A dissociação da pura ideologia ocorre ainda pelo fato de que a organização partidária muitas vezes não possui concordância entre os próprios membros e não tem, dessa maneira, uma face midiática com ideologia clara e explícita.
Para compreender as menções das 22 principais siglas de partidos políticos com representação na Câmara dos Deputados, foram analisadas 765 notícias dos cadernos de política da Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo entre 13 de julho de 2014 e 12 de fevereiro de 2015.
Imagem por: Ségio Lima/Poder 360