MENU



 

 

Comunicação Aplicada 

 

O Blog do CPS

 

 

COMUNICAÇÃO EM PRÁTICA


a dose 
 

Júlia Portela

Editora do Blog Comunicação Aplicada

 

O Ministério da Saúde acaba de iniciar a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. A doença, que teve seu último grande surto em 1997, é altamente contagiosa: uma pessoa infectada pode contaminar outras 18. O desafio de comunicação, portanto, não é pequeno. Além de aumentar a cobertura vacinal, o Ministério da Saúde também busca aumentar a conscientização e combater notícias falsas.

 

Uma boa dica sobre como enfrentar a desinformação contra as vacinas está num estudo de 2014, dos pesquisadores Brendan Nyhan, Jason Reifler, Sean Richey e Gary L. Freed. No artigo Effective Messages in Vaccine Promotion: A Randomized Trial, eles testaram quatro formatos de comunicação para promover vacinação: uma narrativa de uma mãe que perdeu um filho pois não o vacinou, uma imagem de uma criança doente, um texto com correção de informação e um texto sobre os riscos da doença. O experimento foi feito online com uma amostra de 1759 pais e mães.

 

O resultado mostrou que a opinião dos pais sobre vacinação tem um efeito direto em como a informação é recebida. Corrigir informação, por exemplo, diminuiu a intenção de vacinar os filhos para pais que já tinham opiniões pouco favoráveis à imunização, apesar de ter sido efetivo para diminuir o equívoco de que vacinas causam autismo.

 

O Ministério da Saúde já usa, por exemplo, o método de correção de informações através do canal Saúde Sem Fake News, lançado em 2018. Esse canal possibilita que a população envie conteúdos sobre saúde com informações duvidosas para que o órgão verifique a veracidade das informações. Só no ano passado, 12 mil dúvidas foram respondidas através deste canal. Além disso, o Ministério da Saúde divulga, em seu portal online, informações sobre diversas doenças, inclusive seus riscos, como testado no experimento descrito.

 

Mas além desse esforço, parece importante testar as mensagens antes de divulgá-las. O estudo realizado com pais e mães nos Estados Unidos mostra que não basta apenas fazer o que parece certo, mas desenhar ações de comunicação de forma precisa e eficiente.

 

Image by rawpixel.com

#sarampo #fakenews #campanhadevacinacao #vacina