
Júlia Portela
Editora do Blog Comunicação Aplicada
A Organização Mundial da Saúde tem desempenhado um papel fundamental na comunicação sobre o novo coronavírus, apresentando ferramentas que servem como fonte de informação tanto para a imprensa quanto para a população geral. Confira quatro ações de comunicação da OMS na pandemia da COVID-19:
1. Criação de uma aba no site oficial da organização dedicada à COVID-19, com banco de dados com todas as publicações científicas feitas sobre a doença, além de indicações técnicas para países e instituições sobre como lidar com as situações que podem espalhar o coronavírus. Como se proteger, respostas às perguntas mais comuns e orientações para viagens também são algumas das informações que podem ser encontradas lá.
2. Realização de coletivas de imprensa em média duas vezes por semana para esclarecer boatos e acalmar a população. Esta iniciativa fez-se ainda mais necessária quando a OMS declarou a classificação de pandemia para o coronavírus por meio de um pronunciamento postado no site e apresentado pelo diretor geral à imprensa.
3. Relatório diário no site da OMS, que vem sendo lançado desde 21 de janeiro deste ano. Esse documento traz informações sobre número de casos e de mortes, novas regiões afetadas e descobertas em relação ao contágio, tratamento e identificação da doença.
4. Publicação de uma série de vídeos informativos com instruções para se proteger e entrevistas com especialistas